Estrogonofe de Camarão na Abóbora

Este é um prato que impressiona por sua apresentação à mesa, mas que é relativamente fácil de preparar. O estrogonofe de camarão na abóbora é uma versão do camarão na moranga. Acontece que eu acho a moranga uma abóbora  muito sem graça, então prefiro usar uma mais saborosa.

Estrogonofe de Camarão na Abóbora
1 abóbora grande
1/2 copo de requeijão cremoso
200g de mussarela
400g de camarão médio limpo
2 colheres de azeite
2 tomates sem pele e picados
1 cebola grande picada
1 dente de alho picado
1 tablete de caldo de camarão ou peixe
1 caixinha de creme de leite
sal e pimenta do reino a gosto

Comece cortando a parte de cima da abóbora, formando uma tampinha. Limpe a abóbora por dentro, tirando as semente e as fibras. Coloque-a em uma panela grande, com água, e leve ao fogo. Encha a abóbora com água quente e um pouco de sal, recoloque a parte cortada, tampando-a, e tampe a panela.

Caso não seja possível tampar a panela devido a altura da abóbora, cubra-a completamente com papel alumínio. O tempo de cozimento varia, é preciso testar a parte de dentro da abóbora com um garfo até que a mesma esteja macia (em geral, o tempo gira em torno de 40 minutos). Depois de cozida, retire-a da água e a deixe esfriar.

Prepare o estrogonofe. Comece fritando o alho e a cebola no azeite, até que a última fique transparente. Acrescente os tomates, o caldo de camarão, o sal e a pimenta e refogue até que os tomates desmanchem e formem um molho encorpado. Coloque os camarões e deixe-os cozinhar no molho, com a panela tampada, por 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Prove e acerte o sal, se necessário, lembrando-se que ainda será acrescentado o creme de leite, que tem sabor adocicado. Desligue o fogo  e junte o creme de leite, misturando bem.

Montagem
Passe o requeijão por todo o interior da abóbora. Grude a mussarela (ralada ou em fatias finas) no requeijão, forrando a abóbora por dentro. Despeje o estrogonofe. Passe uma camada generosa de requeijão na tampinha da abóbora e tampe-a. Coloque a abóbora numa assadeira e leve-a ao forno, pré-aquecido a 200°C, por 10 minutos.
Sirva imediatamente.

O estrogonofe de camarão pode ser substituído pelo de frango. O prato serve 4 pessoas e pode ser acompanhado de arroz branco e salada.

Espero que façam e gostem.
Beijos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cachecol em tricô

Gorro e Cachecol Infantil em Tricô

Cachecol em Tricô